VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO: PORTAL NASCE CME

www.nascecme.com.br/

ANO: 2014

NASCE: Silvana qual o seu objetivo ao realizar a pesquisa sobre produto químico?

R. As perguntas da pesquisa são as mesmas que sempre faço para os participantes dos meus cursos e treinamentos, mas nem sempre todos se manifestam.

Muitos se sentem intimidados em falar e era justamente este nicho que eu gostaria de atingir com a pesquisa, mesmo que anonimamente, pois os que trabalham em instituições com cultura de qualidade expõem seus resultados com maior facilidade, sempre acabamos sabendo de algo, seja através de estudos ou de relato apenas.

Minha curiosidade é antiga, pois nem sempre consigo visitar hospitais nos estados em que estou realizando algum trabalho. O fato é que resolvi aproveitar meu mailing para concretizar esta pesquisa. Tinha uma percepção, porém não sabia ao certo o quão bom ou ruim era o manejo dos produtos químicos, quem os utiliza e onde etc.

NASCE: quais os princípios ativos autorizados pela ANVISA para uso como desinfetante de superfície?

R. De acordo com o Manual de Limpeza e Superfícies de Serviços de Saúde da ANVISA de 2012, constam comoprincipais princípios ativos:

  • Álcoois

  • Compostos liberados de Cloro ativo: orgânicos e inorgânicos

  • Compostos Quaternários de amônio

  • Monoperssulfato de Potássio

  • Biguanida Polimérica

  • Glucoprotamina

  • Ácido Peracético

NASCE: De acordo com os dados obtidos em sua pesquisa quais os princípios ativos mais utilizados na formulação do desinfetante?

R. Nos resultados obtidos o Hipoclorito de Sódio 1% e o Álcool predominam juntos, com 32% do total.

NASCE: O que se entende por limpeza concorrente e limpeza terminal. A quem compete a realização dessas atividades?

R. Limpeza concorrente é o processo de limpeza realizado diariamente em todas as dependências dos serviços de saúde: quartos e enfermarias, corredores, saguões, instalações sanitárias, áreas administrativas etc.

Tem como objetivo a remoção do pó, sujidades, reposição de material de consumo e organização dos ambientes.

Na Limpeza terminal o processo de limpeza émais abrangente, ocorrendocom periodicidade programadaem todas as superfícies horizontais e verticais das diferentes dependências, incluindo: teto, paredes, vidros, portas, pisos etc. No piso, a limpeza é mais vigorosa quando comparada à concorrente, sendo realizada através de máquina.

A periodicidade dependerá da área onde a limpeza é realizada, sendo que em quartos e enfermarias, ocorre após alta, óbito ou transferência do paciente, não devendo estender-se por mais de 15 dias quando se tratar de áreas críticas.

Competências

Na limpeza concorrente de quartos e enfermarias temos duas situações:

- limpeza concorrente da zona (ou unidade) do paciente:

Fazem parte desta zona, todas as superfícies próximas ao paciente e frequentemente tocadas por eles e/ou por profissionais de saúde, tais como, grades da cama, colchão, mesa de cabeceira e de refeições, chamada de enfermagem, telefone, controle remoto, painel de gases etc., assim como, superfícies de equipamentos relacionados à assistência tais como: bombas de infusão, respiradores etc.

A limpeza e desinfecção das superfícies desta zona é considerada prioritária, pois frequentemente estão associadas àsinfecções cruzadas, principalmente por seu alto número de toques e transferência dos microrganismos de uma superfícies para outra através das mãos ou luvas de profissionais de saúde. Por estarem muito próximas ao doente, a limpeza destas superfícies envolvem riscos quando executadas sem o devido preparo e conscientização profissional.

Embora seja de conhecimento de todos que a enfermagem deva se encarregar prioritariamente da assistência e que seu quadro encontre-se frequentemente desfalcado, os benefícios de se incorporar esta prática às tarefas de enfermagem apresenta vantagens epode minimizar riscosquando comparado com a realização deste processo pelo pessoal de limpeza.

Exemplos de riscos envolvidos durante a execução da limpeza da zona do paciente:

Desconexão ou deslocamento de cateteres, drenos ou sondas durante a operação de limpeza; toque no paciente que pode estar colonizado por microrganismos multirresistentes etc.

- limpeza concorrente de superfícies que não façam parte da zona do paciente (piso, banheiro etc.):

Com exceção da zona do paciente, a equipe de limpeza poderá realizar seus processosnas demais superfícies (cabíveis em uma limpeza concorrente), sem comprometer a segurança do paciente.

Já na Limpeza terminal todas as superfícies poderão ser assumidas pela equipe de limpeza, já que o paciente não se encontra na dependência, exceto equipamentos, os quais deverão ser retirados pela enfermagem antes do início do processo de limpeza terminal.

NASCE: Quais áreas são consideradas críticas no ambiente hospitalar e qual o tipo de desinfetante é mais recomendado em termos de princípio ativo para limpeza e desinfecção desta área?

R. A resposta dependerá de qual classificação for utilizada. Por exemplo, se utilizarmos a classificação do guia do meio ambiente do CDC, 2003 (Centers for DiseaseControl and Prevention), esta será baseada no risco de transmissão de infecção através das mãos, ou seja, a classificação divide as superfícies em dois tipos: superfícies mais e menos tocadas pelas mãos. Esta é a classificação mais referenciada quando a relacionamos com a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Neste caso voltamos à questão anterior, onde se prioriza as superfícies da zona do paciente como sendo a mais importante aoconsiderarmososriscos de infecções cruzadas. Para tais superfícies realiza-se não só a limpeza, mas também desinfeção.

Com relação ao tipo de princípio ativo, qualquer um dos que estão relacionados na resposta de número 2, poderão ser utilizados. Dentre outros critérios, a escolha do desinfetante deverá basear-se nos microrganismos predominantes em sua instituição, principalmente os multirresistentes e em seguida conferir se o espectro de ação do princípio ativo pretendido atua de forma eficaz contra os microrganismos em predominância.

Por exemplo, se quiser combater o Clostridium difficile, apenas compostos clorados poderão executar este papel.

NASCE: A terceirização do serviço de limpeza nas instituições de saúde é uma realidade nacional. Existem evidências que esta prestação de serviço apresenta resultados eficazes e eficientes?

R. O sucesso da terceirização depende de vários fatores, dentre eles: a expertise da empresa no segmento saúde, do contrato de trabalho bem elaborado onde ambos (hospital e empresa terceirizada) são beneficiados (política do ganha-ganha), do cumprimento da NR 32, principalmente no que diz respeito à responsabilidade solidária entre contratantes e contratados.Em suma, a terceirização tanto poderá ser um sucesso, como um fracasso, dependerá de esforços mútuos! É imprescindível o benchmarking antes da contratação.

NASCE: Comente alguns aspectos relevantes obtidos com a realização da pesquisa.

Um dos aspectos que mais me chamou atenção não está aparente nos resultados, pois ocorreu em uma fase anterior à tabulação, nos bastidores da pesquisa.

Um número expressivo de encarregados, líderes e supervisores de limpeza, me enviou e-mail alegando que não tinham conhecimento suficiente para responder as questões. Eu retornei a cada um e solicitei que direcionassem a pesquisa para profissionais de sua instituição que tivessem conhecimento para tal.

O que realmente surpreendeu é que praticamente 100% destes retornaram dizendo que apenas eles sabiam o que ocorria com a limpeza em suas instituições, desde a padronização de químicos, até a realização de treinamentos e elaboração de POPs. Alegaram que até gostariam do apoio de outros serviços, mas não conseguiram até então.

Isto é assustador! Principalmente se considerarmos que são estes os profissionais responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores do serviço de limpeza e não estão tendo interfaces com serviços fundamentais que poderiam dar suporte e apoio às Boas Práticas de Limpeza de Superfície, tais como: SCIH, Gerenciamento de Risco, Qualidade, Hotelaria etc..

Cabe uma reflexão: quem responde pela limpeza de nossos serviços de saúde está realmente preparado para tal função??

Silvana Torres